Concordia Corporate:
um novo marco na arquitetura contemporânea de Nova Lima
- Com arquitetura arrojada, o imponente edifício no Vila da Serra já possui as Licenças Prévia e de Implantação.

Construtora está de posse de todas as licenças
O empreendimento já possui as Licenças Prévia e de Implantação (LP e LI) concedidas pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAM), por meio da Superintendência de Regulação Ambiental da Central Metropolitana (SUPRAM-Central). “Passamos por várias etapas e todas as exigências foram cumpridas. Levamos mais de um ano para obter todas as deliberações e agora já podemos iniciar a obra, que tem uma expectativa de duração de três anos.”.
O projeto do Concórdia foi aprovado pela Prefeitura de Nova Lima, o que declara que a edificação está em conformidade com as leis e os regulamentos administrativos do município. O empreendimento também recebeu parecer favorável de vários órgãos para a tramitação do processo de licenciamento ambiental junto a SUPRAM Central. Dentre eles podemos citar Instituto Estadual de Florestas (IEF), Fundação de Parques Municipais de Belo Horizonte, Secretaria de Trânsito de Nova Lima, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), APA SUL, Parque do Rola Moça e Copasa.
Confira algumas das medidas mitigatórias do empreendimento:
• Contribuição, juntamente com outras empresas, na construção da trincheira que vai interligar Nova Lima
a Belo Horizonte e que irá desafogar o trânsito na região, trazendo mais mobilidade, conforto e rapidez
para quem circula no entorno das duas cidades.
a Belo Horizonte e que irá desafogar o trânsito na região, trazendo mais mobilidade, conforto e rapidez
para quem circula no entorno das duas cidades.
• Parte do valor da obra será pago ao Estado para contribuir com a manutenção das áreas de Unidades de Conservação (UC).
• Treinamento e fornecimento de kits de brigadistas para os parques da APA SUL, corroborando na prevenção e combate a incêndios.
O Concórdia foi o primeiro empreendimento a passar no processo de licenciamento estadual exigido pelo Ministério Público, inclusive com o firmamento do TAC para verificação posterior do cumprimento de exigências ali contidas.
Projeto valoriza a qualidade de vida
Este empreendimento traz um conceito de implantação que visa a ocupar o terreno e, assim, liberar a esquina entre a MG 030 e a Alameda da Serra. A localização estratégica da torre faz surgir grandes áreas abertas, criando uma integração entre o edifício e os transeuntes. Estas áreas espaçosas, ajardinadas ou em forma de terraços livres e panorâmicos contribuem para o enriquecimento do espaço urbano: elas criam áreas verdes e de convivência, aliviando a sensação do usuário da intensa ocupação da avenida e convidando a explorar a vista privilegiada do local.
O imponente edifício surpreende desde a entrada com sua esplanada exclusiva e seu paisagismo com espécies criteriosamente selecionadas pelo renomado Escritório Burle Marx. Isso contribui para a concepção deste empreendimento moderno e arrojado que, certamente, será um marco na arquitetura contemporânea de Nova Lima.
FONTE: Jornal do Belvedere - março2012
PREVISÃO DE LANÇAMENTO: 1º SEMESTRE DE 2013
OUTRAS INFORMAÇÕES:
mbeatrizac@gmail.com